quinta-feira, 25 de junho de 2009

MAYARA GABEIRA- VENCEDORA DO PREMIO BILLABONG XXL


A filha mais nova de Fernando gabeira, um politico brasileiro famoso, Maya não se enquadra no estereótipo do extracto privilegiado dos jovens da América Latina. Ela não se interessa por roupas caras, não se importa de estar ao sol o dia inteiro, e quase nunca sai à noite. Tudo o que ela quer saber é de surfar ondas – ondas estupidamente grandes!Em Abril deste ano, ela ganhou o prestigiante prémio Billabong XXl Global Big Wave na categoria Feminina pela terceira vez consecutiva. É um pouco como ganhar a ‘World Cup’ do surf de ondas grandes tres vezes seguidas – aquele género de coisas mais reservado para os raros da espécie. Os vencedores são por norma muito mais velhos. E ainda, com apenas 22 anos de idade, ele fe-lo novamente!!- GANHASTE O XXL PELA TERCEIRA VEZ CONSECUTIVA. QUE COISA MALUCA TIVESTE DE FAZER DESTA VEZ PARA GANHAR?
A onda que contou mais para a minha vitória foi no Outer reef, Oahu. Estava algo como 15 a 18 pés, e eu estava a fazer tow-in com o Carlos Burle. Mas para ganhar esse prémio novamente, eu primeiro surfei Teahupoo, Alaska, Puerto Escondido, Waimea Bay, Jaws e o Outer Reef em Oahu. O ano inteiro resultou no 3º prémio XXL.-
DESCREVE O TEU DIA PERFEITO?
Waimea com mais de 25 pés com a minha 10’4. Eu rezo para que fique assim mas já faz dois anos desde a última vez que esteve tão grande.
- SENTES-TE MAIS CONFORTÁVEL A REMAR DO QUE COM TOW-IN NÃO É?
Sim, eu comecei à pouco tempo a fazer tow-in e ‘parte-me toda’ – é muito stressante. Depois daquela sessão em Teahupoo eu fiquei doente – é demais para o meu corpo. Mas dentro de uns anos eu vou estar bem.
- DESCREVE A ONDA FAMOSA DE TEAHUPOO
.Esse foi o maior dia do Tahiti de alguns anos para cá e toda a gente estava lá, eu quero dizer toda a gente: todos os fotografos, os pros, as lendas, os patrocinadores, 15 jet skis, helicópteros, uma confusão. Eu tinha caido em duas ondas que tinha tentado antes e bati no reef com bastante força. Por isso aleijei-me, estava com medo e insegura quando o Burle veio ter comigo e disse “Embora, vamos apanhar uma agora!”, eu disse que estava morta de medo e ele disse “Toda a gente está com medo, eu também estou com medo mas vou apanhar uma agora!”
DESCULPA INTERROMPER, MAS COMO É QUE VOCÊS FALAM SE ELE ESTÁ A CONDUZIR O JET SKI?
Bem, na verdade nós gritamos mas sentimos como se tivessemos a falar. Ele conduziu até ao outside e ums enorme massa de onda levantou-se, e eu lembro-me de os rapazes lá for a deixarem-na para nós. Porque tu tens os melhores surfistas em cada jet ski e aquela não era realmente a nossa onda. Mas Burle carregou forte nessa e eles afastaram-se do caminho e gritaram “Vai Maya” (Os olhos de Maya ficam encharcados enquanto ela conta a história).- ESTAVAS A USAR UM CAPACETE?
Não. Então ele posicionou-me lá dentro e quando eu larguei a corda lembro-me de ver este enorme surfista Tahitiano remar com os olhos muito abertos e gritando para mim. Então eu disse para mim própria 'Eu tenho de ir para a frente, eu tenho de ganhar velocidade’ (Maya tem lágrimas nos olhos neste momento). Então eu consegui, eu surfei aquela coisa. Todo aquele som e ruído comigo, toda aquela força até que cai por causa do fumo atrás de mim, mas foi mesmo no fim e Burle veio salvar-me e disse “Fuck, man! That was big! Fuck!”.-
QUAL FOI O PIOR WIPE OUT QUE TIVESTE?
Já tive alguns feios em Waimea, mas Teahupoo foi o pior. O famoso do YouTube foi mau (risos). O meu último lá, eu bati com o corpo no reef, também fui lançada para debaixo de água. Nessa noite eu acordei a chorar com os pés enormes e inchados. Posso dizer-te que não foi muito engraçado.
- EU LI QUE FOSTE A UM CURSO APRENDER A FICAR MAIS TEMPO DEBAIXO DE ÁGUA. ALGO ÚTIL NA TUA LINHA DE TRABALHO NÃO?
Sim, mas eu não aguento muito tempo, apenas 1 minutos e 40 segundos. Não parece mau, mas é. Eu acredito que o segredo é estar fisicamente preparado e não entrar em pânico.
- JÁ ALGUMA VEZ ENTRASTE EM PÂNICO?
Sim, já perdi energia, mas nunca pensei que fosse morrer. Nunca.
- TENS MEDO DE MORRER?
Não…. Tenho medo de me magoar seriamente.
- ALGUMA VEZ ACONTECEU?
Ainda não.
- MAS SABES, QUANTO MAIS SURFAS ESSES MONSTROS ENORMES MAIS CHANCES TENS…
Eu sei, mas isso é porque eu ainda caio e não se pode cair neste tipo de ondas. Os rapazes não caem tanto. Bem, quando acontecer então preocupo-me e farei muita fisioterapia certo?
- ACHAS QUE OS TEUS PAIS SABEM O RISCO ENORME QUE CORRES LÁ FORA?
Ninguém sabe, na verdade. Apenas os surfistas sabem. Como explicar um set que fecha em Waimea a uma pessoa que não surfa? Uma foto ou um vídeo não lhe faz justiça.
- A ADRENALINA QUE TENS NUMA ONDA ENORME JUSTIFICA O RISCO QUE PASSAS?Eu acho que equilibra o desafio, eu preparo-me porque, como podes imaginar, é dificil estar ali. É dificil até so acreditar que tu podes estar ali. Tens de treinar muito para acreditar

Sem comentários: