terça-feira, 5 de maio de 2009

1º ETAPA DO NACIONAL DE LONGBOARD


Sábado, 02 de Maio, marcou o arranque do Circuito Nacional de Longboard 2009, na Figueira da Foz, numa prova com pouco mais de 30 participantes. A prova arrancou pelas onze da manhã, com a única bateria de trials, seguida dos oito heats da 1ª ronda.
O bom swell e o vento off-shore previstos confirmaram-se e a Praia da Tamargueira, em Buarcos, presenteou os melhores longboarders nacionais com as suas famosas longas direitas, com ondas a rondar os 2 metros, obrigando os competidores a desgastantes remadas, mas a proporcionar grande espetáculo a quem esteve atento ao desenrolar da prova.
Logo na primeira bateria da Ronda 1, Bruno Grandela (PPSC), ex-campeão nacional, segurou um dos melhores scores do dia, com 14.25 (7.25+7.00) pontos e venceu com boa margem.
A bateria mais disputada do dia foi a quinta da primeira ronda, onde os três competidores conseguiram bons scores. No final, foi Bruno Charneca ‘Bubas’ (NSF) quem se destacou, obtendo o melhor score do dia com 15.00 (8.00+7.00) pontos, deixando atrás de si, em segundo, Eurico Gonçalves (NSF), actual Campeão Nacional, com 11.75 (6.25+5.50) pontos, e em terceiro e eliminado, Rui Ribeiro (CSP), com 10.75 (5.75+5.00) pontos.
A última bateria do dia viu ainda Ivo Cação (NSF) igualar o melhor score do dia (15.00 pontos), depois de conseguir duas ondas de 7.50 pontos, destacando-se claramente dos seus oponentes.
O último dia de prova arrancou como previsto às dez da manhã de Domingo, com o quartos-de-final da competição. No dia anterior a famosa direita se apresentou pesada e a puxar mais pelo estilo progressivo e radical dos longboarders. No dia seguinte, o mar esteve ligeiramente mais pequeno, mas ainda assim com bons sets de metro e meio, e com o vento off-shore a deixar a parede das ondas mais lisa onde os atletas combinaram estilos e manobras clássicas.A competição decorreu a bom ritmo ficando apurados para a grande final, Bruno Grandela, Bruno Charneca 'Bubas', João Veríssimo e o local Eurico Gonçalves. Neste intervalo, a organização, a cargo da Associação de Surf da Figueira da Foz convidou os presentes a participar numa Retro Session.Na final, Bruno Grandela (PPSC) não conseguiu ncontrar as melhores ondas, tendo mesmo algum azar quando perdeu a prancha, e ficou na quarta posição, com score de 9,25 pontos. Segundo e terceiro ficaram bastante próximos, com apenas duas décimas a separá-los. Neste particular, foi o Eurico Gonçalves (NSF) que levou a melhor, com 12,50 pontos, e ficou em segundo na prova, deixando em terceiro, Bruno Charneca 'Bubas' (CSF), com 12,30 pontos. O grande vencedor, e que se destacou na última bateria da prova, ao obter o melhor score dos dois dias, foi João Veríssimo (CSF), com 15,15 pontos.
A organização da prova está a cargo da Associação de Surf da Figueira da Foz, Câmara Municipal da Figueira da Foz e Federação Portuguesa de Surf, contando com a QUIKSILVER e ISEGI>NOVA como principais patrocinadores, e a RCLESIGN e Figueira Surf Camp com parceiros. A organização conta ainda com os apoios da Trident, No Fraangos Produções, Clube de Surf e Salvamento da Figueira da Foz, Restaurante ‘Forte de Santa Catarina’, Restaurante ‘Casa Mota’, MXL Fotografia, Escola de Surf da Figueira da Foz, Janga Revolt, Ekena Bay e Criatiff Design.

De notar a participação do atleta do Sines Surf Clube , Duarte Balão , a quem a prova não correu da melhor maneira possivel, tendo sido eliminado no seu 1ºHeat.

Sem comentários: