quinta-feira, 16 de julho de 2009

Taça de Portugal 2009 na praia da Baía, Peniche - 14 a 19 de Julho

Está tudo a postos para o arranque da Taça de Portugal 2009. A partir de amanhã, 14 de Julho, e até dia 19, a anunciada “capital da onda” vai receber jovens de todo o país para disputar uma das mais importantes e tradicionais competições nacionais deste universo, que reúne no palco da praia da Baía os melhores surfistas, bodyboarders, longboarders e kneeboarders de Portugal.
Depois de na edição de 2008 a equipa da Quinta dos Lombos ter-se sagrado campeã absoluta da Taça de Portugal pela terceira vez seguida, resta agora aguardar por ainda mais disputa e emoção numa prova que todos os anos leva centenas de atletas e milhares de curiosos às praias de Peniche, cidade onde, aliás, vai acontecer uma das etapas do mundial de bodyboard, agendada entre os dias 9 e 13 de Setembro.
Para os dias de competição na praia da Baía, em Peniche, estão previstos precisamente 346 heats e um total de 90 horas de prova.
Como já vem sendo habitual, a Taça de Portugal 2009 vai contar com dois palanques de juízes a pontuar em simultâneo diferentes categorias.
Desta forma, por volta das 10h30 do primeiro dia da Taça de Portugal 2009 entram na água os jovens de Surf Júnior, enquanto mais ao lado vão fazer-se às ondas à mesma hora os atletas de Bodyboard Júnior.
Quanto ao número de inscritos, o total alcançado na 12ª edição da Taça de Portugal fala por si; mais de 300 atletas e cerca de 15 clubes vão participar nesta prova maior do calendário nacional dos desportos de ondas, em 2009 pelo quarto ano consecutivo a decorrer em Peniche.
Recorde-se também que, no início deste ano, foi lançada em Peniche a primeira pedra do seu futuro Centro de Alto Rendimento (CAR) exclusivamente dedicado aos desportos de ondas – outros seis CAR foram também aprovados e vão situar-se em Viana do Castelo, Aveiro, Nazaré, Costa da Caparica, Vila do Bispo e Sintra.

Sem comentários: